POR TRÁS DAS LENTES
Jorge Salgado, nascido em 18 de outubro de 1965, desde novo sempre teve uma veia artística. Desenhos e pinturas fizeram parte de sua infância e adolescência.
Em 1984 entrou para a Cia Vale do Rio Doce e, um ano depois iniciou seu interesse por fotografia, na época ainda no sistema analógico. Com sacrifício, adquiriu sua primeira máquina profissional, uma Yashica, e com ela descobriu um novo mundo, o mundo da arte de fotografar.
Na época trabalhava no interior de Minas Gerais, onde não havia acesso a cursos ou informações a respeito de sua nova paixão. Nova sim, pois a primeira sempre foi o mergulho. Sonhava desde então um dia unir as duas paixões, o mergulho e a fotografia, e imaginava-se realizando documentários, sempre com uma câmera na mão.
Em revistas de mergulho da época sempre havia reportagens sobre fotografia submarina. Seguia estudando tudo que surgia a respeito.

Em 1993 realizou seu curso de mergulho, porém ainda estava longe de seu sonho. Uma máquina fotográfica submarina estava fora de seu alcance financeiro.
O sonho foi ficando para trás, pois a sua realidade enquanto provedor da família era outra.
Engolido pelo trabalho estressante, foi acometido por uma depressão e passou por momentos difíceis. Os remédios que tomava o obrigavam a deixar de lado seu esporte favorito, e por que não, sua válvula de escape, o mergulho.
Durante seu tratamento, o ato de fotografar foi uma grande terapia, culminando na constatação de que a câmera fotográfica lhe abrira uma nova perspectiva, um novo olhar do mundo. Agora motivado, buscou profissionalizar-se fazendo cursos, lendo e relendo livros, revistas e matérias na internet. Enfim, tudo relacionado a fotografia passou a fazer parte de sua vida.
Então tomou uma decisão, iria viver de fotografia. Decidiu dedicar-se profundamente a sua nova antiga Paixão: “A arte de desenhar com a luz”.
O SONHO CONTINUA VIVO!